Vida cultural e social

Category: Condiciones de vida en el Algarve

 

A oferta cultural em Portugal é bastante diversificada.

Portugal tem uma tradição teatral própria (a “revista”) e muitos museus e galerias, mesmo nas pequenas cidades. O fado, sobretudo de Lisboa e de Coimbra, é conhecido no mundo como a canção nacional, sendo já considerado Património Imaterial da Humanidade. O folclore é também bastante rico e variado.

A maioria das cidades tem cinemas, que exibem filmes maioritariamente de língua inglesa. Os filmes e programas de televisão não são dobrados, sendo em geral legendados em português.

Nas grandes cidades, a oferta de teatro e outros espetáculos culturais é muito vasta. É, por regra, possível consultar a programação e adquirir bilhetes online.

Existem alguns festivais de cinema temáticos e um conjunto diversificado de concertos e festivais musicais de verão (indo da ópera e da música erudita ao hip-hop, música eletrónica e a músicas do mundo – passando pelo jazz e pelo pop/rock), para além da grande variedade de feiras e festas populares ao longo do ano, em praticamente todas as regiões do país. As festas dos santos populares, em junho, merecem destaque, com marchas e arraiais nas ruas de Lisboa, Porto e de outras cidades.

Existem também feiras do livro em muitas cidades – com eventos maiores em Lisboa e no Porto (na primavera/verão).

As pessoas

O português é em geral reservado, mas também afável, paciente, tolerante à diferença, flexível e com motivação para a experimentação.

A Igreja Católica tem ainda alguma influência, embora a maior parte dos “católicos” se declare não praticante. A família alargada é ainda a base do modo de vida em Portugal.

Cultura empresarial

É comum que reuniões de trabalho não se iniciem à hora exata (com um atraso de 10 a 15 minutos), mas é esperado que avise se estiver atrasado(a).

As gerações mais novas, e boa parte da população no mercado de trabalho, falam o inglês – mas são ainda uma minoria (embora em número crescente) as empresas que aceitam a integração de trabalhadores que não falem o português. Exceção à regra são as empresas nas áreas do “Customer Service” e “Shared Service Centres”, das tecnologias de informação e algumas multinacionais, em que a língua de trabalho pode mesmo ser o inglês.

Em contexto de trabalho, os portugueses são ainda algo conservadores e formais, tanto no vestuário como no trato. É ainda comum defrontar-se com o tratamento por Doutor(a), Engenheiro(a), Arquiteto(a), consoante a posição hierárquica e a área de formação académica da pessoa. Esta realidade está, no entanto, a alterar-se rapidamente.

Refeições e atividade social

A cozinha portuguesa é muito diversificada, rica em vegetais, carne e peixe, sendo o bacalhau e o marisco muito populares. O país é ainda conhecido pelos seus excelentes vinhos, sendo um dos mais conhecidos o “vinho do Porto”, um vinho licoroso com origem na região do Douro.

Mesmo durante a semana de trabalho, é frequente o almoço demorar 1 hora. É também normal beber vinho (com preços bastante aceitáveis) às refeições.

O futebol é o desporto nacional, mas existem igualmente outras modalidades em destaque, como o atletismo, o ciclismo ou o hóquei em patins. Nas cidades há boas condições (em geral, pagas – mas com uma crescente oferta de condições em parques públicos, gratuitos) para a prática desportiva, nomeadamente desportos aquáticos, futebol, golfe, ténis, ginástica (e suas variantes), etc.

Horários habituais:

  • Restaurantes: almoço das 12h00 às 15h00 e jantar das 19h30 às 23h00
  • Bares: das 22h00 às 04h00
  • Discotecas: das 0h00 às 06h00

Embora o horário de funcionamento destes estabelecimentos seja livre, os municípios podem restringi-lo, por motivos de segurança, de saúde pública ou proteção da qualidade de vida dos cidadãos residentes.

Na restauração, com a pandemia COVID-19, aumentou também a oferta de esplanadas – como forma de adaptação às novas condições de saúde pública.

 

Hiperligações:

Título/nomeURL
Sapo (motor de busca)https://www.sapo.pt/
Site Oficial do Turismo de Portugalhttps://www.visitportugal.com/
Lifecoolerhttps://www.lifecooler.com/
The Fork – diretório de restauranteshttps://www.thefork.pt/
Time Out (Lisboa e Porto)https://www.timeout.pt/
Agenda Cultural de Lisboahttps://www.agendalx.pt/
Lisboando: o que ver e fazer em Lisboahttps://lisboando.pt/
Oportoando: o que ver e fazer no Porto (em espanhol)https://oportoando.com/
En Algarve (em espanhol)https://enalgarve.com/
Agenda Cultural de Portugalhttps://www.viralagenda.com/pt/
Portal da Atualidade Cultural (Centro Nacional de Cultura)https://www.e-cultura.pt
Cinecartaz – filmes em cartaz em Portugalhttps://cinecartaz.publico.pt/
Ticketline – teatro e espetáculos, aquisição de bilheteshttps://ticketline.sapo.pt/
BOL – Bilhetes Onlinehttps://www.bol.pt
FNAC – Bilheteirahttps://bilheteira.fnac.pt/

 

 

Leave a comment