Excetuando alguns segmentos do mercado, como o “Customer Service” ou as Tecnologias de Informação, tenha em atenção que não é fácil encontrar emprego em Portugal se não tiver conhecimentos da língua portuguesa.
Antes de decidir viajar para Portugal para procurar emprego, contacte os serviços EURES no seu país, que poderão dar-lhe informações atualizadas sobre a situação do mercado de trabalho em Portugal.
Se já se encontra em Portugal, pode procurar emprego em:
– Serviços de emprego
O serviço público de emprego no Continente (IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P.) tem uma rede de 83 serviços locais de emprego (endereços e contactos disponíveis em www.iefp.pt/redecentros). Pode inscrever-se num serviço de emprego e informar-se sobre ofertas de emprego disponíveis em todo o país. Para tal, tem que apresentar cartão de cidadão/bilhete de identidade ou, se for cidadão de um país do Espaço Económico Europeu (EEE) ou Suíça, documento de identidade ou passaporte válidos no seu país.
Se, para além do passaporte (ou documento de identidade do seu país) válido, tiver um Número de Identificação da Segurança Social portuguesa (NISS) e senha de acesso à Segurança Social Direta, pode também inscrever-se e aceder a oportunidades de emprego disponíveis no iefponline (https://iefponline.iefp.pt/).
Se estiver na Madeira, pode inscrever-se no Instituto de Emprego da Madeira (www.iem.madeira.gov.pt). Se estiver nos Açores, pode inscrever-se “online” ou presencialmente num dos Centros de Qualificação e Emprego da Direção Regional de Qualificação Profissional e Emprego (https://emprego.azores.gov.pt/).
– Empresas de trabalho temporário
Aceitar um trabalho temporário pode ser um primeiro passo para encontrar um trabalho mais estável. Pode, para esse efeito, recorrer a uma empresa de trabalho temporário, que cede os seus trabalhadores a outras empresas.
A identificação das empresas de trabalho temporário autorizadas a exercer esta atividade em Portugal é regularmente atualizada no portal do IEFP em www.iefp.pt/empresas-trabalho-temporario.
– Internet: bolsas de emprego
Existem diversos websites onde os empregadores portugueses divulgam as suas ofertas de emprego. Encontra em Tópicos Relacionados os websites mais utilizados.
– Redes sociais
Os empregadores e empresas de recrutamento em Portugal utilizam crescentemente plataformas como o LinkedIn para encontrar potenciais candidatos, sobretudo nos segmentos com qualificações superiores. Garantir uma presença (cuidada) no LinkedIn – e nas redes sociais em geral – é cada vez mais importante para assegurar que o seu perfil está a ser visto e acessível a potenciais empregadores e recrutadores.
– Imprensa escrita
Embora cada vez menos, as empresas portuguesas ainda utilizam a imprensa nacional e regional para divulgarem as suas necessidades de recrutamento em vários setores de atividade. Os jornais nacionais mais utilizados são: o Jornal de Notícias, o Correio da Manhã e o Público, que publicam diariamente ofertas de emprego em vários setores de atividade. O jornal Expresso publica semanalmente ofertas de emprego para quadros e técnicos qualificados, executivos e consultores. Estes jornais dispõem também de versões on-line das suas secções de Classificados ou de Emprego, em bolsas de emprego facilmente pesquisáveis.
– Candidaturas espontâneas
Muitos dos postos de trabalho disponíveis não são anunciados. A candidatura espontânea continua a ser uma das formas utilizadas para dar a conhecer as suas competências junto dos empregadores – seja por e-mail, on-line (no website da empresa) ou através de abordagem nas redes sociais (LinkedIn, sobretudo).
Hiperligações: